O design de website tem um papel muito importante no sucesso online da empresa, pois além de estabelecer a primeira impressão visual da marca, também influencia a experiência do usuário e a eficácia das estratégias de marketing e vendas.

Quando ele é bem elaborado e atraente, consegue chamar a atenção dos visitantes, transmitir profissionalismo e confiança, além de facilitar a navegação intuitiva.

Esse mecanismo também precisa ser otimizado e responsivo para dispositivos móveis, tendo em vista que cada vez mais pessoas acessam a internet por meio de smartphones e tablets.

Somente um site responsivo consegue garantir uma experiência consistente e agradável em diferentes dispositivos, o que melhora a satisfação do usuário e reduz as taxas de rejeição.

O design também tem um papel muito importante na conversão de visitantes em clientes, visto que elementos estratégicos, como chamadas para ação bem posicionadas, layout intuitivo e fácil acesso às informações, incentivam ações desejadas.

Isso quer dizer que a empresa consegue fazer com que os visitantes comprem, preencham o formulário de contato ou entrem em contato com ela.

Pensando nisso, este texto vai mostrar os princípios para se criar um website, como criar engajamento para um site novo, quais são os tipos de design existentes e os benefícios de investir em algo chamativo.

Princípios para criar um website

Durante a criação de um site, é necessário seguir alguns princípios que vão garantir sua eficácia, design atraente e funcionalidade. São eles:

  • Clareza e simplicidade;
  • Consistência visual;
  • Responsividade;
  • Fácil navegação;
  • Velocidade;
  • Acessibilidade;
  • Conteúdo de qualidade.

A plataforma precisa ser fácil de entender por parte dos visitantes, o que depende de uma navegação intuitiva, organização lógica do conteúdo, além de evitar elementos desnecessários que possam distrair ou confundir as pessoas.

O site de uma empresa de mini data center , por exemplo, possui uma boa identidade visual, usando sempre as mesmas cores, fontes e estilos para criar uma experiência consistente e reconhecível.

Deve ser projetado para ser responsivo e se adaptar a diferentes tamanhos de tela, assim, os visitantes poderão acessar a plataforma de maneira confortável, independentemente do dispositivo usado.

Sua navegação também precisa ser simples e intuitiva, de modo que as pessoas encontrem facilmente o que estão procurando, por meio de menus claros e hierarquia de informações que orientam as orientem.

A velocidade é um elemento muito importante porque as páginas precisam carregar rapidamente, então, é necessário comprimir imagens e minimizar o uso de scripts e recursos pesados que afetam a velocidade de carregamento.

A plataforma deve ser acessível para todos, o que inclui pessoas com deficiência visual, auditiva e motora. Nesse sentido, é necessário usar textos alternativos nas imagens, legendas nos vídeos e compatibilidade com tecnologias assistivas.

Um fabricante de máscara CPAP mais confortável procura compartilhar conteúdos relevantes, úteis e atualizados para as pessoas, pois assim seu canal será interessante e informativo.

Trata-se de uma das estratégias mais importantes para atrair e reter visitantes, além de melhorar o posicionamento da plataforma nos mecanismos de busca.

Só que também é essencial realizar testes regulares para identificar e corrigir problemas, assim como otimizar a experiência do visitante e melhorar os resultados, por meio de testes de usabilidade e feedback dos usuários.

Como criar engajamento?

Criar engajamento no site é fundamental para construir relacionamentos com o público e alcançar os objetivos da empresa.

O primeiro passo para fazer isso é desenvolver materiais relevantes, úteis e interessantes, como no caso de artigos informativos, tutoriais, vídeos, infográficos e outros recursos que agregam valor ao público-alvo.

A marca precisa se certificar de que o design é atraente, intuitivo e fácil de usar, por meio de elementos visuais que agradam o público, como imagens de alta qualidade e gráficos bem projetados. Isso porque eles também oferecem navegação fluida e intuitiva.

Uma clínica veterinária próximo a mim pode personalizar a experiência dos visitantes com base em suas preferências e comportamentos individuais.

É o caso da recomendação de conteúdo com base nas páginas visitadas anteriormente, sugerir produtos relacionados ou enviar mensagens personalizadas de boas-vindas.

Outra coisa interessante é facilitar o compartilhamento dos materiais nas redes sociais, pois assim a empresa pode compartilhar artigos, vídeos, imagens e outros recursos com os seguidores.

Deve-se oferecer incentivos para as interações e fazer com que os visitantes interajam com a plataforma, como no caso de descontos exclusivos, acesso antecipado a conteúdos premium, concursos e sorteios.

A organização também precisa estar pronta para responder rapidamente às perguntas, comentários e feedback dos usuários, para demonstrar que a marca realmente valoriza a opinião das pessoas.

Tipos de design de website

O design de websites varia significativamente, pois depende do propósito, do público e das preferências estéticas da empresa. Os diferentes tipos possuem características específicas e se adequam a diferentes finalidades.

Um fabricante de painel canaletado com rodinhas pode investir no design responsivo, sendo aquele que se adapta automaticamente a diferentes dispositivos e tamanhos de tela, para que a experiência seja consistente e otimizada.

Trata-se da melhor opção para garantir que a plataforma seja acessível e funcional para qualquer tipo de usuário.

Outra opção é o design One Page (design de uma página), que condensa todo o conteúdo em uma única página, dispensando a necessidade de navegar por vários pontos diferentes.

É a opção ideal para plataformas com conteúdo limitado, como no caso de portfólios pessoais, sites de eventos ou páginas de destino de campanhas de marketing.

Por outro lado, existe o design de múltiplas páginas, que divide o conteúdo em várias páginas entre conectadas, e cada uma é dedicada a um tópico ou seção específica.

É mais comum em sites corporativos, blogs, lojas online e outros tipos de canais que possuem uma grande quantidade de conteúdo.

A plataforma de vendas de uma fábrica de salgados assados congelados utiliza o designer de e-commerce, a opção mais comum no mercado eletrônico para vender produtos e serviços.

Nele, estão incluídos recursos como catálogos de produtos, carrinho de compras, sistema de pagamento seguro e páginas com descrições de produto detalhadas. Seu propósito é incentivar a conversão dos visitantes em clientes.

O design de blog, como o próprio nome sugere, é voltado para a criação e apresentação de blog com conteúdo regular, como artigos, publicações, vídeos e podcasts.

O design de blog costuma incluir recursos como categorização de post, sistema de comentários e compartilhamento nas redes sociais para promover a interação e o engajamento dos visitantes.

Por fim, o design de portfólio é voltado para profissionais criativos, como designers, artistas, fotógrafos e escritores que desejam exibir seu trabalho de maneira visualmente atraente e organizada.

Por exemplo, se uma gráfica quer exibir opções de banner 2×2 personalizado para seus potenciais clientes, pode usar esse tipo de design porque inclui galerias de imagens, vídeos e descrições detalhadas dos projetos.

Benefícios de um design chamativo

Quando se trata do primeiro website de uma marca, investir em um design chamativo traz vários benefícios. Em primeiro lugar, a plataforma se torna visualmente atraente e pode ajudar a capturar a atenção dos visitantes, além de criar uma impressão positiva.

Isso é muito importante levando em conta que as pessoas geralmente formam suas opiniões sobre um canal em poucos segundos, e se o design for cativante, faz com que elas permaneçam e explorem mais profundamente.

Também é uma forma de transmitir profissionalismo e credibilidade, dois aspectos fundamentais para conquistar a confiança dos visitantes e exibir a marca.

Assim como a empresa investe em outras formas de divulgação, como adesivo personalizado com logomarca , precisa trabalhar no design de seu site para mostrar que valoriza a qualidade e a experiência do usuário.

Isso acaba por influenciar de maneira positiva a percepção dos visitantes em relação à empresa como um todo. Além do mais, também aumenta a facilidade de uso do canal, fazendo com que a navegação seja mais intuitiva e agradável.

Por meio de elementos visuais bem projetados, como layout limpo, cores atraentes, imagens de alta qualidade e tipografia legível, as pessoas conseguem encontrar facilmente o que procuram e se envolvem com o conteúdo.

Além de todos esses benefícios, uma empresa especializada em revestimento ACM fachada residencial consegue se destacar entre os concorrentes, inclusive se o mercado estiver muito saturado e for competitivo.

Hoje em dia, os consumidores têm acesso a inúmeras opções na internet, por isso, a marca precisa saber se destacar visualmente para ser escolhida.

Considerações finais

O design de website precisa ser bem elaborado para transmitir o profissionalismo da empresa, chamar a atenção dos visitantes e diferenciá-la de seus concorrentes.

Trata-se de um elemento significativo para a experiência do usuário, sendo capaz de influenciar a percepção das pessoas em relação à empresa, com base na facilidade de uso da plataforma.

Assim sendo, é algo fundamental para o sucesso online de qualquer organização e que permite causar uma primeira impressão positiva que vai estimular o engajamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Confira como criar um Design de Website Atraente e Funcional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Awesome Work

You May Also Like

chatsimple